Todo mundo sabe os benefícios que vem junto com o hábito de ler: cultura, a escrita melhora, tem mais senso crítico, amplia o vocabulário e tem melhor desempenho escolar, dentre outras vantagens. 

Por isso, é importante incentivar as crianças a ler e ter contato com obras literárias desde os primeiros meses de vida.

Mas como fazer com que crianças em fase de alfabetização se interessem pelos livros?

Para seduzir pela leitura, há diversas atividades que os pais e outros familiares podem colocar em prática com a criança e, assim, fazer do ato de ler um momento divertido.

Confira como incentivar o seu filho a ler

Respeite o ritmo e a preferência do seu filho

O livro escolhido pelo seu filho parece um pouco infantil? Não se preocupe. Cada criança tem um ritmo diferente e aos poucos ela vai dando sinais que está pronto para outro nível. É importante entender a criança e lhe proporcionar leituras que atendam aos seus desejos.

Faça passeios que tragam a leitura para o cotidiano

Procure fazer atividades com o seu filho que tenha relação com um livro: zoológico + livro sobre o reino animal; livro de experiências + visita a museu de ciências; livro de história + passeio em local histórico; visita a museu de arte + livro infantil sobre arte... As possibilidades são inúmeras!

Incentive a leitura antes de dormir

Incentive o seu filho a ler todas as noites. E, se ele ainda não for alfabetizado, conte histórias para ele antes de dormir.

Organize um clube do livro

Convide os amigos uma festa da leitura. Escolha um livro bem legal para que cada criança leia um trecho. Depois de lida a obra, as crianças podem dizer o que acharam da história. Tudo isso pode ser feito durante uma tarde de sábado ou domingo, com direito a guloseimas.

Não pare de ler para o seu filho

Após a alfabetização, é importante incentivar que a criança leia sozinha, mas isso não significa que você deva parar de ler para ela. Quando um adulto lê em voz alta um livro um pouco mais difícil, a criança é capaz de compreendê-lo, o que provavelmente não aconteceria se ela estivesse lendo sozinha.

Frequente livrarias e bibliotecas

Para adquirir o gosto pela leitura, a criança precisa se familiarizar com o ambiente de leitura, então, que tal uma visita á uma livraria ou biblioteca publica?